No facebook tem os nossos trabalhos mais recentes click abaixo:

FACEBOOK

Vento Forte em Belo Horizonte, dia 21/06/2016 às 20:30 horas no Cine 104 - Entrada Franca - Venham!!!

Mulheres de 50 é um dos filmes selecionados para a Mostra Nacional de Audiovisual Curta O Gênero 2013. Com a curadoria nacional composta por Karla Bessa, historiadora e pesquisadora do Núcleo de Estudos de Gênero- PAGU/UNICAMP; Marcos Rocha, mestrando em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará e presidente da ONG Fábrica de Imagens; e Paula Alves, cineasta e diretora e produtora executiva do Femina – Festival Internacional de Cinema Feminino. O filme integra a mostra principal e será exibido no Dia Internacional da Mulher!


A revista Solidário Sustentável e Territorial - Esse é o desenvolvimento que queremos! Teve a criação do projeto gráfico e a produção da Arte em Movimento. Click na capa para abrir o arquivo.

A cartilha Construindo Fundos Rotativos Solidários na Região Sudeste teve a criação do projeto gráfico e a produção da Arte em Movimento. Click na capa para abrir o arquivo.


 
Amor e Luta!

VIII EnconASA, durante 9 meses, gestado, amado e vivido como um filho!

Na primeira semana de março os primeiros estudos partindo do tema.

Convivência com o Semiárido Brasileiro - Trajetórias de luta e resistência para a superação da pobreza e construção da cidadania.

Rabiscos, rascunhos...
Leitura, sonhos...

Era necessário um lema, uma ideia expressa por uma frase, carregada de motivação, que depois, poderia se transformar em palavras ditas por todos, como forma de reafirmar suas lutas e alimentar a autoestima.

Enfim o lema:
É no semiárido que a vida pulsa!
É no semiárido que o povo resiste!

Rabiscos, rascunhos...
Noites, dias...
Sonhos, sonhos, sonhos...


A inspiração:

Flor do xique-xique

Pesquisamos os símbolos que pudessem representar a resistência do Semiárido, mas que ao mesmo tempo nos trouxessem beleza-força-harmonia-diversidade-conjunto. E que também se apresentasse como contraponto direto ao modelo de desenvolvimento imposto pelo capitalismo. Encontramos nas flores da caatinga essa representação.

Rabiscos, rabiscos, rabiscos...
Lápis, papel, borracha, café e jack ... Surge a identidade do VIII EnconASA na última semana de abril.

Uma Flor-Mandala

Uma Flor-Mandala, que subjetivamente se compõe de cenas da convivência com o Semiárido, de suas lutas e trajetórias, que nos traços marcantes de Santiago, ganharam força e vida. E para, além disso, traz unidade para as ações, fortalecendo e reconhecendo sua importância. O centro da flor se apresenta aqui como a ASA - Articulação do Semiárido Brasileiro, que vem como o pólen que pode ser multiplicado em lutas e resistências, alimentadas pelo povo e suas histórias.

Amor e luta...

Sonho e cores...

Amplia a imagem

Assim então o nosso VIII EnconASA começou a ser multiplicado pelo Brasil e fora dele.

Cartaz


E surge mais um desafio, construir a ambientação do espaço onde se realizaria o VIII EnconASA, com a proposta de mídia alternativa e artesanal.

Croqui

Croqui completo

Sonhos, panos, linhas, agulhas...
Café, jack...

Amor e Luta...

E os materiais sendo elaborados e executados.

Noite e dia...
Dia e noite...
Sam e São...
São e Sam...

Cancioneiro de Corpo e Alma

Caderno Completo

Caderno do Participante
Certificado

Mochila
Caneco
Camisa
Caneta
Crachá

etc...

Pausa para gravação do filme Território do Vale do São Francisco!

Pé na estrada...
Câmera na mão...
Amor e luta...
Indígenas, quilombolas...
Vazanteiros, pequizeiros
Injustiças...

Encarte do filme

Em breve vamos disponibilizar o filme.

E chega a reta final.
Entre linhas e bordados muitos se entregaram a confecção dos banners, dentre todos destaco minha mãe, a maior artista do meu mundo. A quem eu devo toda arte do meu ser. Bordou, costurou, amou certamente cada centímetro dos tecidos e linhas que por suas mãos passavam...

Click para ampliar

Click para ampliar

Corre pra lá, corre para cá...
E sempre ali em todos nós, pais, filhos, filhas, mães, maridos, esposas, amigos, amigas...
Estava marcado...
Amor e luta...

A exposição de fotografias de Bi Antunes, que com sua sutileza, deixa impresso em nós a marca da luta que existe no semiárido brasileiro. Essa foi difícil, por duas vezes pensamos em desistir, mas não somos do tipo que desiste, somos do tipo que resiste! Afinal somos do semiárido brasileiro. E seguimos...  selecionar as fotos era uma tarefa quase impossível, dentre milhares, teríamos 6 fotos impressas, que depois passaram a 8, e de novo passaram a 10 e por fim concluímos, é impossível que não sejam pelo menos 12. E certo é que foram. E encantaram a todos, logo na chegada, como seus olhares colorindo nossa alma!

Click para ampliar

Tudo lindo, tudo pronto, todos juntos...
Amor e luta...

E no dia 19 de novembro, escutamos pela primeira vez bradar na plenária lotada de povos do semiárido de todo Brasil, o lema desse encontro.

É no semiárido que a vida pulsa! É no semiárido que o povo resiste!

Click para ampliar

Chorei...

Afinal era ali que seriam construídas as diretrizes, para nossa luta! E o amor certamente estava presente.

A revista do III Prêmio Odair Firmino de Solidariedade 2012 teve o projeto gráfico e a produção da Arte em Movimento. Click na capa para abrir o arquivo.

Os materiais gráficos do Centro de Formação em Economia Solidária - CFES - foram criados e produzidos pela Arte em Movimento, click nas capas para abrir o arquivo.

Almanaque:

Sistematizar experiências:

O filme Mulheres de 50 vai ser exibido sempre seguido de debate com a diretora Patrícia Antunes nos dias 28/29/30 detalhes abaixo:

Dia 28/03 - Brasília - Chá com prosa, evento promovido pelo IMS é que também será transmitido ao vivo à partir das 16:00 horas pelo link http://pt-br.justin.tv/marista_ims mais informações no convite abaixo:

Ampliar foto

Dia 29/03 - Belo Horizonte - Evento promovido pela Prefeitura de Belo Horizonte nas comemorações do mês das Mulheres, detalhes no convite abaixo:

Ampliar foto

 

Dia 30/03 - Belo Horizonte - Evento promovido pelo Movimento do Graal no Brasil detalhes no convite abaixo:

Ampliar foto

 

Dia 22 de Março comemora o Dia Mundial da Água, Um dia para refletir o uso desse bem que deveria ser um direito humano mas está virando um recurso privado.

 

Parabéns a todas as mulheres nesse dia especial, estamos disponibilizando o trailer do filme Mulheres de 50 direção Patrícia Antunes clicando na foto abaixo.

Direção: Patrícia Antunes

COMUNICADO DA EQUIPE DA ARTE EM MOVIMENTO

Para os interessados em realizar exibição do filme Mulheres de 50, em seus Estados, estamos sugerindo que seja feito ao longo do mês de março de 2012, por se tratar do mês em que se comemora o dia da Mulher.
Podendo adequar a exibição do filme, dentro da programação de um evento comemorativo.
Reservando 30 minutos para exibição do filme e pelo menos uma hora para o debate.
Sugerimos compor uma mesa com mulheres, lideranças e movimentos sociais, para fomentar o debate e responder as perguntas dos participantes. Faz-se necessário espaço para acolher os participantes, podendo ser em sala de cinema, auditório ou outro local em que os participantes possam ficar sentados e que tenha os equipamentos de projeção digital ( multimídia, caixas de som, microfones, tela etc ).
A diretora do filme Patrícia Antunes, se disponibiliza a participar da exibição e do debate. Sendo necessário para sua participação, que a instituição/movimento interessada, assuma as despesas básicas: transporte aéreo a partir de Brasília/DF, hospedagem no local (caso seja necessário) e alimentação.
A Arte em Movimento, levará ao evento a cópia máster para exibição, 3 cópias para serem distribuídas gratuitamente, além de outras cópias para serem comercializadas, a preço de custo, depois do evento.
Caso haja interesse, envie até dia 17/02 para o e-mail arteemmovimento@arteemmovimento.org a sua solicitação e a sugestão de data, para que seja montada a agenda.
Atenciosamente,


Equipe da Arte em Movimento.

Mais informações sobre o filme click na foto abaixo:

O filme Mulheres de 50 vai participar do Festival de Cinema de Brasília de 26 de Setembro a 03 de Outubro e concorre ao Prêmio da Câmara Legislativa do DF. Confira em breve a programação oficial do festival. Mais informações sobre o filme click na foto abaixo.

 

 

O Instituto Marista de Solidariedade (IMS) lançou, na Feira de Santa Maria (RS), na noite de sábado (09), a série de vídeos Cidade Solidária.Os curtas Pontos Fixos – Estratégias de Comercialização, Consumo Solidário – Cadeias Produtivas na Economia Solidária e Comércio Justo e Solidário – Sistema Nacional de Comércio Justo e Solidário foram produzidos pela Arte em Movimento de uma forma lúdica e muito especial: a partir de teatro de marionetes da companhia navegantes. Com direção de Patrícia Antunes, a série de vídeos traz informações sobre questões que permeiam o universo da Economia Solidária e tem a intenção de contribuir na divulgação do tema para os mais diversos públicos.Click na foto para ampliar.

Cenário da Feira

 

No período de 23 a 27 de Maio na cidade de Mariana, Minas Gerais, foram realizadas as gravações do curta "Cidade Solidária". Produzido pela Arte em Movimento em parceria com o IMS - Instituto Marista de Solidariedade. A direção é de Patrícia Antunes e Bi Antunes. Os protagonistas dessa história são as marionetes criadas por Catin Nardi e habilmente manipuladas por sua trupe Cia Navegante.

Veja algumas fotos das gravações (click para ampliar):

Cenário Feira

Making off

Feira

Cenário Rural

A Arte em Movimento criou o projeto gráfico e produziu a Revista Solidariedade em Situações de Emergência. A revista relata as tragédias e como a sociedade se mobiliza para enfrentar esses problemas que surgem sem aviso prévio, e sem roteiro determinado, causando surpresa e perplexidade. Click no link abaixo para abrir a Revista.

Revista Solidariedade

 

A cartilha "O Olho do Consumidor" foi produzida pelo Ministério da Agricultura, com arte do Ziraldo, para divulgar a criação do Selo do SISORG (Sistema Brasileiro de Avaliação de Conformidade Orgânica) que pretende padronizar, identificar e valorizar produtos orgânicos, orientando o consumidor.


Infelizmente, a multinacional de sementes transgênicas Monsanto obteve uma liminar em mandado de segurança que impediu sua distribuição. O arquivo foi inclusive retirado do site do Ministério (o link está "vazio").
Em autêntica desobediência civil e resistência pacífica à medida de força, estamos distribuindo eletronicamente a cartilha.
Click na capa da cartilha para abrir o link.

Cartilha Orgânico


No dia 17 de Março, ocorreu em Brasília (DF) o lançamento do documentário “Mulheres de 50”. O documentário dirigido pela cineasta Patrícia Antunes apresentou em 28 minutos um retrato das mulheres brasileiras de 50,seus sonhos, desejos, solidão, violência, independência, conquistas e desafios. O evento, que aconteceu no belíssimo auditório do Museu da República, reuniu muitas pessoas que tiveram a oportunidade de assistir, em primeira mão. Mais informações click na foto abaixo:

 

A cineasta Patrícia Antunes, em parceria com a Secretaria e o Fundo de Apoio a Cultura (FAC) do Distrito Federal, lança, dia 17 de março (quinta-feira), o documentário Mulheres de 50. O evento será realizado em Brasília (DF), no Auditório I do Museu da República, a partir das 20h. Mais informações click no convite abaixo.

Mulheres de 50

 

No dia 31 de Janeiro com parceria da Arte em Movimento a diretora Patrícia Antunes juntamente com o produtor Fabian Melo Franco finalizaram o curta metragem Mulheres de 50. Breve aqui nesse espaço a divulgação do Lançamento.

Na Comunidade de Purgatório em Guanambi (BA), nos dias 18/19/20 de Janeiro o fotógrafo Bi Antunes da Arte em Movimento fotografou soluções para Convivência com o Semi-Árido. Em breve algumas fotos no site.

Mais um artigo disponibilizado. Click no título abaixo

Embrapa e a privatização da "neutralidade científica" (Horacio Martins de Carvalho)

À partir de 30/11/2010 estamos abrindo espaço para publicações de Artigos. Click no título abaixo.

Cuidado com o retrovisor. (Luiz Cláudio Mandela)

A cerimônia de entrega dos troféus, certificados e gratificações em dinheiro do Prêmio Odair Firmino de Solidariedade, ocorreu no dia 25 de novembro de 2010 no auditório Dom Helder Câmara da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), em Brasília (DF). O terceiro colocado foi a experiência “Coleta Seletiva Solidária”, da Associação Reciclázaro, de São Paulo (SP). O segundo prêmio foi dado ao projeto “Convivência com a Realidade Semiárida: Promovendo o Acesso a Água, Solidariedade e Cidadania”, do Centro de Educação Popular e Formação Social, do município de Teixeira, na Paraíba. E o primeiro lugar ficou com o projeto “Veredas Vivas”, da Agência 10envolvimento, comunidade Ponte de Mateus, localizada no município de São Desidério, interior da Bahia.  

Os três vencedores do Prêmio Odair Firmino de Solidariedade vão receber os troféus hoje 25/11, no auditório da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Mais informações click na foto abaixo.

A foto utilizada como simbolo do Prêmio, foi feita pela Arte em Movimento e representa significativamente a força e a subjetividade existente no gesto fotografado, compondo dessa forma o conceito deste Prêmio Nacional de Solidariedade.

 

À partir de 12 de Novembro nós da Arte em Movimento estamos cadastrando fotográfos para trabalhos em 2011 mande seu currículo contatos arteemmovimento@arteemmovimento.org e no link abaixo.

De 05 a 12 de novembro, de Norte a Sul do país, a Rede Cáritas Brasileira realiza eventos específicos para comemorar a Semana da Solidariedade, criada para festejar a data de criação da Cáritas Brasileira, em 12 de novembro de 1956.

A Arte em Movimento tem o crédito da foto produzida para o cartaz de divulgação.

Desde 04 de Novembro nós da Arte em Movimento, estamos elaborando um novo projeto e gostaríamos de contar com a opinião de vocês para de fato criarmos algo que atenda os anseios dos espectadores.

1. Quando falam da África o que vem a sua mente?

2. Se você pudesse escolher um lugar no continente africano para visitar para onde iria? O que gostaria de ver? Porque?

3. Na sua opinião o que deveria ser mostrado em um programa de televisão sobre a África?

Obs: respostas no e-mail: arteemmovimento@arteemmovimento.org

Estamos no twitter à partir de 21/10 para seguir a gente click no link

No encontro de trocas de sementes que aconteceu em Varzelândia (Norte de Minas Gerais) de 05 a 07 de Outubro, foi lançado o Caderno de Formação para Gestão de Casas de Semente. A Arte em Movimento criou e produziu a foto da capa, participando também na criação do projeto gráfico e diagramação do caderno.

De 05 a 07 de Outubro acontece o encontro de trocas de sementes em Varzelândia (Norte de Minas Gerais), realização da Cáritas Brasileira Regional Minas Gerais. No encontro será lançado o Caderno de Formação para Gestão de Casas de Semente. A Arte em Movimento criou as marcas da campanha Semente da Gente em 2009 e vem participando ativamente dessa campanha de soberania, liberdade e partilha.

Prêmio Odair Firmino de Solidariedade

A Cáritas Brasileira, organização não governamental da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), lança, nesta quinta-feira (26), o Prêmio Odair Firmino de Solidariedade. O prêmio visa a estimular ações de disseminação e de divulgação da cultura de solidariedade, e faz parte da programação da Semana de Solidariedade, promovida anualmente pela Rede Cáritas. As inscrições estão abertas até o dia 30 de Setembro, para ficha de inscrição click no convite abaixo.

A foto utilizada como simbolo do Prêmio, foi feita pela Arte em Movimento e representa significativamente a força e a subjetividade existente no gesto fotografado, compondo dessa forma o conceito deste Prêmio Nacional de Solidariedade.

O Plebiscito Popular pelo limite da propriedade da terra no Brasil acontece até o dia 07 de Setembro. O VT da campanha foi produzido pela Arte em Movimento.

Click aqui para assitir o VT

Mulheres de 50 - Após as primeiras gravações das mulheres brasileiras com 50 anos.
Foi iniciado o período de edição do filme em 01/07/2010.

Click aqui para o link Mulheres de 50

A convite da ANCINE a Arte em Movimento participa do lançamento do programa o Cinema Perto de você.
23/06/2010 em Luziânia - GO

Universidade Federal de Goiás faz lançamento do filme- Alimento Direito ou Mercadoria? (produzido pela Arte em Movimento em 2010).O filme irá fomentar o debate sobre o Direito Humano à Alimentação Adequada com alunos do mestrado.
Faculdade de Nutrição da UFG
08/06/2010 às 10:00 horas

A TELA/ L'ÉCRAN
Exposição de vídeo e fotografia reúne trabalhos de artistas de Brasília feitos em parceria com o estúdio francês Le Fresnoy.
Vernissage para convidados: 24/05/2010 às 19 hrs

Local: Museu Nacional da República - Esplanada dos Ministérios.
Exposição aberta até: 11/06/2010

Data: De terça a domingo, 9h às 18h30
O curta Brasil em Preto e Branco – Direção: Patrícia Antunes integra essa exposição.

Click aqui para assistir o curta

Mulheres de 50 - Após pesquisa que cadastrou mulheres brasileiras com 50 anos.
Foi iniciado o período de gravações do filme Mulheres de 50.

Click aqui para o link Mulheres de 50


Lançamento do Filme - Alimento: Direito ou Mercadoria? em Brasília/DF
Direção: Patrícia Antunes
Palácio do Planalto - Auditório do Anexo I - 28/04/2010 às 14 horas

Mulheres de 50 - O documentário tem por objetivo fazer um painel sobre a realidade da mulher brasileira de 50 anos.
Iniciada a pré-produção do filme Mulheres de 50 em 01/04/2010

Click aqui para o link Mulheres de 50

Lançamento do Filme - Alimento: Direito ou Mercadoria? em Salvador/BA
Direção: Patrícia Antunes
Sala Walter da Silveira
31/03/2010 às 19 horas

 

menu
Brasília - (61) 3347.5309 • 8109.0247 || Belo Horizonte - (31) 2510.9450 • 9194.9650