Sinopse

“Benditas coisas que não sei. Os gostos que não provei. O tempo escorre num piscar de olhos. Posso brincar de eternidade agora. Sem culpa nenhuma.” Mulheres de 50, verdes e tão maduras. Mulheres que entre tantas “marias”, abriram suas histórias, suas vidas, fantasias, anseios, desejos e frustrações para compor um filme que retrata acúmulos e transformações reais de meio século da ascensão feminina. 

Este documentário revela de maneira leve e divertida temas que fazem parte do dia-a-dia de mulheres que desde meninas já sentem os desafios que terão de encarar pela vida. Amor, liberdade, casamento, sexo, solidão, trabalho, independência, violência, homens…tudo revelado a partir do olhar e da sensibilidade feminina. Um filme para mulheres e homens de 20, 30, 40, 50… “A mulher: aos 50 anos ela olha pra si mesma e se vê como é, sai e vai para onde ela bem entender.”

Ficha Técnica

Direção
Fotografia

Galeria de Fotos

Crítica

“A narrativa fílmica apresentou elementos para debater sobre o consumismo, a coisificação do corpo feminino e a construção e exploração da indústria da beleza.
Dirigido por Patrícia Antunes com Produção de Fabian Melo Franco, temas como amor liberdade, casamento, sexo e sexualidade foram discutidos de formas seguras, maduras, leves e descontraídas como são as “Mulheres de 50 anos”, pois somente elas são capazes de brincar com a eternidade, sem culpa nenhuma.”

Edileuza Penha de Souza – Crítica e Professora da UNB

Histórico

No dia 08 de Março de 2015 o filme Mulheres de 50 produzido pela Arte em Movimento, direção: Patrícia Antunes, vai ser exibido na Mostra de Cinema e Vídeo Feminista entre 15h e 19h . Baixo Centro Cultural – Rua Aarão Reis, 554 – Centro – Belo Horizonte.


Em comemoração ao mês das Mulheres a União Marista do Brasil fará uma exibição no dia 06/03/2015 do documentário Mulheres de 50. Após a exibição a diretora do curta Patrícia Antunes e a protagonista Marialva Reis irão participar de uma mesa de discussões sobre papel da mulher na sociedade contemporânea.


Mulheres de 50 é um dos filmes selecionados para a Mostra Nacional de Audiovisual Curta O Gênero 2013. Com a curadoria nacional composta por Karla Bessa, historiadora e pesquisadora do Núcleo de Estudos de Gênero- PAGU/UNICAMP; Marcos Rocha, mestrando em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará e presidente da ONG Fábrica de Imagens; e Paula Alves, cineasta e diretora e produtora executiva do Femina – Festival Internacional de Cinema Feminino. O filme integra a mostra principal e será exibido no Dia Internacional da Mulher!


O filme Mulheres de 50 vai ser exibido sempre seguido de debate com a diretora Patrícia Antunes nos dias 28/29/30 de Março 2012 detalhes abaixo:

Dia 28/03 – Brasília – Chá com prosa, evento promovido pelo IMS é que também será transmitido ao vivo à partir das 16:00 horas pelo link http://pt-br.justin.tv/marista_ims mais informações no convite abaixo:

Dia 29/03 – Belo Horizonte – Evento promovido pela Prefeitura de Belo Horizonte nas comemorações do mês das Mulheres, detalhes no convite abaixo:

Dia 30/03 – Belo Horizonte – Evento promovido pelo Movimento do Graal no Brasil detalhes no convite abaixo:


Ouça a entrevista completa da Cineasta Patrícia Antunes falando sobre o lançamento do filme Mulheres de 50.

Patrícia Antunes
Entrevista com Patrícia Antunes sobre o lançamento do filme Mulheres de 50.

Programação do Filme Mulheres de 50 na mostra do Festival de Brasília do Cinema Brasileiro.

MULHERES DE 50

Direção: Patricia Antunes
Documentário, digital, 25min, DF, 2010 

Elenco: Marialva Reis, Suzana Dytz, Maria Inês Vieira, Olvania Bispo, Nelma de Fatima Moraes, Lana Luce, Glauce Xavier, Guacira Oliveira, Maria Delsione, Margareth Oliveira, Maria de Lourdes Pereira e Neusa Botelho. 

LOCAL E DATA DE EXIBIÇÃO

MUSEU NACIONAL DO CONJUNTO CULTURAL DA REPÚBLICA – Auditório 1 – 28 de setembro/2011- 15 horas

Mais informações clik na foto abaixo:

Festival de Brasília do Cinema Brasileiro 2010.


O filme Mulheres de 50 vai participar do Festival de Cinema de Brasília de 26 de Setembro a 03 de Outubro de 2011 e concorre ao Prêmio da Câmara Legislativa do DF. Confira em breve a programação oficial do festival.

Mulheres de 50 
Direção: Patricia Antunes 
Documentário, digital, 25 min, DF, 2010 
Elenco: Marialva Reis, Suzana Dytz, Maria Inês Vieira, Olvania Bispo, Nelma de Fatima Moraes, Lana Luce, Glauce Xavier, Guacira Oliveira, Maria Delsione, Margareth Oliveira, Maria de Lourdes Pereira e Neusa Botelho, 
Roteiro: Patricia Antunes 
Fotografia: Bi Antunes 
Montagem: Patricia Antunes 
Direção de arte: Patricia Antunes 
Trilha sonora: Mart´nalia e Zelia Duncan


Documentário que revela de maneira leve e divertida temas que fazem parte do dia-a-dia de mulheres que desde meninas já sentem os desafios que terão de encarar pela vida. Amor, liberdade, casamento, sexo, solidão, trabalho, independência, violência, homens… Tudo revelado a partir do olhar e da sensibilidade feminina. 


Todas as protagonistas do filme presentes no lançamento, foram unânimes em enfatizar a importância do projeto enquanto ferramenta de formação voltada para a realidade feminina e relações de gênero. Elas subiram ao palco e falaram da experiência de participar de um filme e da satisfação de perceber que todas as pessoas tem histórias para contar e vivências para compartilhar.

Nenhuma delas havia assistido ao filme antes do lançamento e todas se conheceram ali. Assim puderam perceber a dimensão de suas histórias de vida, relacionadas entre si e enredadas na narrativa do filme.

Após a apresentação do filme, Edileuza Penha de Souza crítica e professora da UNB, convidou para fazer parte da mesa a representante da ONG Cfemea, coordenadora do Fórum de Mulheres do DF e membro da Articulação das Mulheres Brasileiras (AMB), Leila Regina Lopes Rebouças; Maria de Fátima de Deus, da Secretaria de Cultura; e a cineasta, Patrícia Antunes. Inicialmente cada debatedora falou por cerca de 10 minutos e logo após o debate foi aberto para o público fazer perguntas o que motivou uma grande interação dos participantes nos tópicos abordados pelo filme mostrando a atual realidade feminina.

Mesa do Lançamento do Filme

A cineasta Patrícia Antunes, em parceria com a Secretaria e o Fundo de Apoio a Cultura (FAC) do Distrito Federal, lança, dia 17 de março de 2011 (quinta-feira), o documentário Mulheres de 50. O evento será realizado em Brasília (DF), no Auditório I do Museu da República, a partir das 20h. 

Conduzido por composição de Mart’nália e Zélia Duncan, o documentário revela em 28 minutos quem é a atual mulher brasileira de 50, seus sonhos, suas conquistas e desafios. “Nas últimas décadas, o Brasil experimentou mudanças demográficas, sociais, culturais, econômicas e políticas expressivas. Novos significados sobre a família, a mulher e o homem estão sendo produzidos, convivendo e sendo negociados com os significados mais tradicionais. São 50 anos de Brasília, 50 anos da boneca Barbie e agora Mulheres de 50”, comenta a cineasta.

De acordo com ela, a ideia do documentário surgiu a partir da frase de Marialva Gonçalves Reis que ao completar 50 anos resumiu seus sentimentos assim: “A mulher: aos 50 anos ela olha pra si mesma e se vê como é, sai e vai para onde ela bem entender.”

Após a exibição do documentário, um debate, que será interagido com o público discutirá os principais temas vivenciados pelas mulheres de 50. 

O documentário também será exibido em restaurantes comunitários no horário do almoço. A primeira sessão ocorrerá dia 21 de março (segunda-feira) na Unidade do ITAPUÁ e na terça-feira dia 22 na Unidade do GAMA. As comunidades terão a oportunidade de assistir o documentário Mulheres de 50. As duas exibições ocorrerão das 11h às 13h.  

Sinopse

“Benditas coisas que não sei. Os gostos que não provei. O tempo escorre num piscar de olhos. Posso brincar de eternidade agora. Sem culpa nenhuma.” Mulheres de 50, verdes e tão maduras. Mulheres que entre tantas “marias”, abriram suas histórias, suas vidas, fantasias, anseios, desejos e frustrações para compor um filme que retrata acúmulos e transformações reais de meio século da ascensão feminina. 

Este documentário revela de maneira leve e divertida temas que fazem parte do dia-a-dia de mulheres que desde meninas já sentem os desafios que terão de encarar pela vida. Amor, liberdade, casamento, sexo, solidão, trabalho, independência, violência, homens…tudo revelado a partir do olhar e da sensibilidade feminina. Um filme para mulheres e homens de 20, 30, 40, 50… “A mulher: aos 50 anos ela olha pra si mesma e se vê como é, sai e vai para onde ela bem entender.”

Serviço 

Lançamento do documentário Mulheres de 50
Data: 17 de março de 2011
Horário: 20h 
Local: Museu da República – Auditório I – Esplanada dos Ministérios, Brasília (DF)

Informações

Assessoria de Imprensa
Thays Puzzi
(61) 8116-4747

Produção
Fabian Melo Franco
(31) 9616-2947

Convite

No dia 31 de Janeiro com parceria da Arte em Movimento a diretora Patrícia Antunes juntamente com o produtor Fabian Melo Franco finalizaram o curta metragem Mulheres de 50. Breve aqui nesse espaço a divulgação do Lançamento.

Mulheres de 50 a todo vapor!!!
Caminhos traçados, lindas mulheres de 50 anos estão participando do filme com suas histórias de vida.
Por aqui vocês poderão ver algumas fotos das gravações e só ir baixando a seta de rolagem a direita.